Tamanho da Fonte: Diminuir a fonte Aumentar a fonte
Contraste: Alterar o contraste
Filtre por seção
 
  • Prefeitura
  • Cidadão
  • Empresa
  • Cidade
  • Transparência
  • Notícias

Crianças aprendem a cultivar hortas dentro de garrafa pet

Uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Educação de Cravinhos possibilitou a realização do Projeto Horta Educativa, que tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo um instrumento pedagógico para a compreensão da relação Meio Ambiente e alimentação saudável, assim relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

“Esse evento é de extrema importância para conscientização das crianças, tanto no cultivo de alimentos saudáveis, bem como no aprendizado da formação das verduras e legumes. Acredito que essa parceria entre a Educação e Fundo Social de Solidariedade tenha dado muito certo, e o resultado pôde ser visto durante o desenvolvimento do trabalho”, comenta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

O projeto consiste em implantar hortas educativas em unidades de ensino públicas, que atendem crianças entre a pré-escola (a partir de 4 anos) até o 4º ano do Ensino Fundamental, como um instrumento de educação ambiental e alimentar de forma interdisciplinar e vivenciada. A Horta Educativa foi desenvolvida na EMEB. “Moacyr Martins dos Santos” e contou com o apoio da Casa da Agricultura, Prefeitura de Cravinhos e o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo).

“Aconteceram na Educação um conjunto de eventos de extrema importância e que um está ligado ao outro, como por exemplo, a Semana da Consciência Alimentar, Projeto Criança Ecológica e agora a Horta Educativa. Importantes passos de conscientização para as nossas crianças quanto a Educação e o Meio Ambiente, e deixar com que eles colocassem a mão na massa e pudessem ter contato direto com o plantio foi um excelente exercício”, avalia a secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

As crianças dos dias 29 a 31 de Outubro desenvolveram uma horta suspensa na EMEB. “Moacyr Martins dos Santos”, com a participação dos professores e orientação dos representantes da Casa da Agricultura de Cravinhos, Osvaldo da Cunha e André Souza. Elas puderam conhecer cada uma das mudas que estavam plantando e para que servem, e se tornaram responsáveis para cuidar delas até o momento da colheita.

“Quero parabenizar a cada uma das crianças e as parcerias que fizemos junto a Casa da Agricultura, porque dessa maneira conseguimos montar uma horta suspensa e que as crianças cuidarão”, diz o representante da Casa da Agricultura de Cravinhos, André Souza.

Na quarta-feira (31/10) aconteceu na EMEB. “Moacyr Martins dos Santos”, o lançamento oficial da Horta Educativa, que contou com a presença de pais, amigos e familiares dos estudantes, bem como de diversas autoridades municipais, entre elas: a primeira-dama de Cravinhos, Andréa Gaspar; a secretária da Educação, Margarete Stella; o presidente da Câmara Municipal de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando; a diretora e coordenadora da EMEB. “Moacyr Martins dos Santos”, respetivamente, Luciana Lucca e Luciana Medeiros; o representante da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, Carlos Henrique de Paula e Silva; o colaborador voluntário, Antonio Augusto Gregio Coli; os representantes da Casa da Agricultura de Cravinhos, André Souza e Osvaldo da Cunha; e a presidente do CAE, Edilaine Santos Sanches. Além da supervisora de Ensino Fundamental, Ivana Jordão; supervisora de Educação Infantil, Flávia Scatolino; coordenadora de Programas e Projeto, Clicia Amaral; a nutricionista da Prefeitura Municipal, Lilian Cavalcanti e o vereador Luís Siqueira.

Galeria de Fotos



  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Endereço Prefeitura Municipal de Cravinhos   Rua Tiradentes, nº 253   /   Bairro  -  Centro   /   CEP   -   14.140-000
Telefone: +55 16-3951.9900   /   Fale com o Prefeito: +55 16-99796.4613   /   E-mail: imprensa@cravinhos.sp.gov.br