Escola municipal recebe triagem de dentistas voluntários

A escola municipal João Nogueira foi uma das sedes da realização da maior triagem odontológica do mundo, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Cravinhos, Secretaria Municipal da Educação, TdB e Oral B. O evento aconteceu no dia 25 de março simultaneamente em 277 cidades do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal.  No total foram 55 mil jovens que passaram pela triagem.

No município de Cravinhos foram avaliados 196 crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, os quais serão encaminhados para cirurgiões dentistas voluntários da cidade, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.

“A triagem é um processo simples, mas criterioso e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Após a triagem, é elaborado um relatório de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado”, explica a coordenadora do projeto em Cravinhos, Renata Namem Catapani.

A seleção é feita por grau de prioridade, beneficiando as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo tratamento. Para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da residência do beneficiário.

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.