Idosos trabalham dança, esporte e musicalidade através da capoeira adaptada

O Centro de Referência do Idoso (CRI) de Cravinhos oferece, gratuitamente, para pessoas com mais de 60 anos e que frequentam o local aulas de capoeira adaptada. O esporte mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que haviam sido trazidos ao Brasil por conta da escravidão.

“Hoje, a capoeira é patrimônio cultural brasileiro – reconhecida em 2008 –, e encontra-se presente em todo território nacional, e em mais de 200 países, sendo também classificada como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior”, comenta a coordenadora do CRI, Kátia Anibal Coccio.

No CRI a capoeira é ministrada pelo mestre Diogo Roberto Nascimento Pereira, que também desenvolve um trabalho social com jovens e adultos, com o apoio da administração municipal. Mas ele ressalta que o esporte praticado pelos idosos é diferente e requer bem mais atenção.

“Aqui no CRI, trabalho com a capoeira adaptada para os idosos, respeitando o limite de cada um deles, mas posso garantir que os benefícios para a saúde física e mental são imensos”, comenta o mestre Diogo Nascimento.

Entre os benefícios da capoeira está o trabalho com o corpo, liberação do estresse, estímulo ao condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, além de promover maior flexibilidade, coordenação, velocidade e a autoconfiança.