Saúde Mental tem novos brinquedos para tratamento de crianças

O ambulatório de Saúde Mental do município rotineiramente vêm adotando estratégias para otimizar e qualificar à assistência a saúde dos usuários que estão em acompanhamento no serviço. Na agenda de prioridades do ambulatório, o trabalho com a criança vem sendo valorizado e têm alcançado resultados satisfatórios, já que subsidiar a criança e sua família no seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional cria oportunidades para exercitar sua cidadania.

“Com os avanços das pesquisas sobre desenvolvimento infantil, a abordagem lúdica da criança na assistência à saúde começa a ser evidenciada como possibilidade enriquecedora, tanto no preparo para procedimentos como no processo terapêutico. O brinquedo passa a ser valorizado como atividade significativa para o desenvolvimento da criança e também como linguagem. O ato de brincar constitui uma linguagem própria da criança, facilitando sua compreensão e assimilação da cultura, assim como, seu processo de desenvolvimento”, comenta a secretária da Saúde de Cravinhos, Roberta Brandão.

O brincar é fundamental ao desenvolvimento integral da criança, que compreende o processo de socialização. A criança usa a linguagem do brincar para aprender novas situações, assimilar as vivências cotidianas e elaborar possíveis conflitos internos. Por meio do brinquedo ela pode expressar suas emoções, sentimentos, pensamentos e desejos, o que ajuda a criança aliviar sua ansiedade, gerada por experiências atípicas para a sua idade.

Para a psicóloga Lilian Bis, “o brinquedo auxilia o profissional de saúde a reconhecer sentimentos de medo e angústias, e capacitar e encorajar futuras experiências ajudando no equilíbrio emocional da criança”.

A aquisição destes brinquedos pela Secretaria Municipal de Saúde é uma necessidade de muitos anos do Ambulatório de Saúde Mental e só está sendo possível adquiri-los, pois a secretária também compartilha do desejo em qualificar as ações promovidas pelo serviço, em especial ao cuidado com as crianças.