Secretaria da Saúde aplica 677 doses da vacina contra o HPV

A campanha nacional de vacinação contra HPV foi encerrada em 10 de abril, sendo que Cravinhos vacinou 83,80% das meninas entre 11 e 13 anos, ou seja, foram aplicadas  677 doses.

O HPV é um vírus altamente contagioso sendo a via sexual a principal forma de transmissão onde em alguns casos pode ocorrer a transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto. A transmissão pode ocorrer por contato direto com a pele ou mucosa infectada, na maioria das infecções pelo HPFV é transitória sendo combatida pelo sistema imune e regredindo entre seis e dois anos.

“O período para o aparecimento das primeiras manifestações clínicas é de aproximadamente 2 a 8 meses onde se pode demorar até 20 anos. Apenas 10% das pessoas infectadas irão apresentar alguma manifestação clínica como a lesão precursora do câncer de colo de útero e as verrugas genitais”, explica a enfermeira da vigilância epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

O público-alvo da campanha que ainda não tomou a vacina pode procurar qualquer uma das Unidades de Saúde, em Cravinhos, ou obter mais informações nos telefones 3951-8035 ou 3951-1151.