Secretaria Municipal de Asssistência Social

Telefone:  (16) 3951-2212 ou 3951-6063

Horário de Atendimento: 7h30 às 11h e das 13h às 17h
Email: semasplantao@cravinhos.sp.gov.br

A Secretaria Municipal de Asssistência Social é o órgão responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos voltados para o resgate e afirmação da cidadania, incentivando a participação do munícipe no estabelecimento de Políticas Públicas. O objetivo é melhorar a questão social dos cidadãos cravinhenses por meio da elaboração e implementação de programas, projetos e serviços financiados pelo poder público no âmbito municipal, estadual e federal.
Para isso a Secretaria Municipal de Asssistência Social conta com profissionais das áreas de serviço social, psicologia, educação, entre outras, as quais complementam as ações da rede de proteção social básica e especial consolidando o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Centro Municipal de Capacitação

Com início em maio de 2006, o Centro Municipal de Capacitação trabalha com famílias que buscam oportunidade de capacitação e qualificação profissional, possibilitando a construção de condições objetivas/materiais para reorganização familiar, no contexto social a fim de proporcionar a autossustentação e emancipação. O objetivo é alinhar teoria à prática visando à formação profissional embasada no Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.
No Centro Municipal de Capacitação são desenvolvidas atividades com aulas teóricas e práticas da Língua Portuguesa para leitura e compreensão das receitas, matemática para noções de medidas, dinâmica de grupos e reflexão.
Alguns dos cursos que já foram oferecidos pelo Centro Municipal são: culinária trivial, massas, chapeiro, tortas, confeitaria, pizzaiolo, garçom, pão/rosca, salgados e camareira.
Para participar, a pessoa deve ser cadastrada no Programa Bolsa Família, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Projeto Jovem “Arte e Cidadania”, além das entidades privadas de assistência social.

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Iniciado em janeiro de 2004, o Centro de Referencia da Assistência (CRAS) é pioneiro na região e no estado e trabalha para que famílias adquiram seu fortalecimento social e individual através de realizações de experiências sociais, comunitárias e familiares.
Para isso, desenvolve o projeto “Família em Ação”. As famílias do CRAS primeiramente passam por um cadastramento, depois seguem para uma entrevista individual e são encaminhadas para o serviço que é necessário, nas áreas de saúde, educação, habitação, justiça, segurança ou assistência social, entre outros.
O CRAS também se responsabiliza em presidir e executar os programas federais, estaduais e municipais, como os Programas de Transferência de Renda: Bolsa Família, Renda Cidadã, Agente Jovem e Ação Jovem.
Para o desenvolvimento das atividades oferecidas, o centro conta com uma ampla estrutura de recursos materiais (computadores, equipamento de áudio e vídeo, materiais pedagógicos, etc) e de recursos humanos (assistentes sociais, psicólogos, educadores, etc).
Tipos de Atendimentos do CRAS: psicoterápicos individuais, grupo de reflexão da pré-adolescência, grupo de convivência, oficinas artesanais e aula de postura corporal.

Plantão Social

Localizado no terminal rodoviário de Cravinhos, o Plantão Social é um posto de informações e atendimento. Lá, a família carente e com problemas sociais encontra ajuda e caso seja verificada a necessidade de um atendimento continuado, ou seja, um acompanhamento familiar, a família é encaminhada ao CRAS.
Além disso, o Plantão Social oferece mais dois programas: Vivaleite e Leite Municipal.

• Vivaleite: tem como objetivo suprir as necessidades de crianças integrantes de famílias com até dois salários mínimos. São atendidas 730 crianças beneficiadas com 9.750 litros por mês.
  • Leite Municipal: Atende 240pessoas idosas ou doentes. São doados três mil litros de leite por mês.

Programas de Informática

• Tecnologia Educacional – Multimídia Artes / Visual Class, Positivo Informática
  • Projeto Informática Educativa – Inclusão de laboratórios nas escolas de Ensino Fundamental
  • Projeto CIPROF (Capacitação de Informática Profissionalizante)

Estes programas são feitos nas escolas municipais e estaduais e atendem também os integrantes do Centro de Convívio da Melhor Idade (CCMI).

Projeto Jovem – “Arte e Cidadania”

Após resultados de trabalhos sócio-assistenciais desenvolvidos no município, foi constatado que, os jovens que não têm acesso à cultura, esporte e lazer convivem em situações como de dependência química, violência doméstica e social, evasão escolar, entre outras.
O Projeto Jovem - “Arte e Cidadania” tem como objetivo a reorganização e integração familiar destes jovens. Para isso, 90 jovens se reúnem cinco dias na semana, durante 4 horas diárias ao longo de 12 meses, divididos entre turmas da manhã e tarde, no espaço do CRAS. Lá são realizadas atividades culturais como teatro, dança de rua, visitas culturais, estudos sobre datas comemorativas, incentivo à leitura, atividades esportivas, palestras e debates sócio-educativos, capacitação e grupos de discussão e vivência.
O Projeto Jovem – “Arte e Cidadania” engloba o Programa ProJovem Adolescente, proposto pelo Governo Federal; Ação Jovem – do Governo Estadual e jovens das famílias da comunidade e em medida sócio-educativas.

• Faça um