Cravinhos participa de entrega da Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil

Cravinhos participa de entrega da Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil

O Governo de São Paulo apresentou na quarta-feira (29/06), a Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil, uma iniciativa do Programa SP+Consórcios, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Na questão a solitação dessa unidade foi feita pelo Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM), que atualmente contempla 34 cidades.

Trata-se de um triturador de entulhos para usina de reciclagem de material de construção, que resolve o problema de espaço com resíduos de construção. Essa foi somente a primeira de um total de 27 unidades que serão destinados aos consórcios de municípios que já fizeram adesão à iniciativa, num total de mais de R$ 86 milhões investidos pelo Estado para aquisição dos equipamentos.

“As cidades consorciadas no CMM poderão ter a Usina Móvel de Resíduos da Construção Civil por um período em seus municípios, assim possibilitando com que o material gerado possa ser triturado e reutilizado em outros setores, como por exemplo, em estradas rurais”, diz o secretário-executivo do CMM, Edson Ávalos.

A Usina Móvel de Resíduos é composta por um caminhão tipo cavalo mecânico conjugado a um equipamento móvel de reciclagem de resíduos de construção civil com capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas por hora.

“Ainda durante o nosso mandato como prefeito de Cravinhos fui presidente do CMM e pude, junto ao Edson, Governo de São Paulo e prefeitos da época, iniciar o pedido para que a Unidade Móvel pudesse ser uma realidade, e agora os municípios do consórcio recebem essa grande presentes. Tenho certeza que será muito bom para todos”, diz o ex-prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos (Boi).

O valor investido pelo Estado no equipamento é de R$ 3,2 milhões por unidade. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente é a responsável pela aquisição dos equipamentos, por meio de pregão público eletrônico.

“São Paulo fez o certo nesses últimos anos difíceis de pandemia e está colhendo os frutos dessas escolhas, que permitem que façamos tanto em benefício dos municípios como a entrega desses trituradores de entulho que serão de grande ajuda para reduzir resíduos”, afirma o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Os principais benefícios da iniciativa são potencializar o desenvolvimento regional mediante o fortalecimento dos consórcios intermunicipais, com inovação da gestão pública para atender melhor a população, estimular ambiente propício aos negócios e o empreendedorismo e, em especial, ampliar a participação institucional dos consórcios na gestão estadual.

“Agradecer o nosso governador Rodrigo Garcia por essa importante aquisição aos municípios consorciados no COMAM, e temo a certeza que com os consórcios as cidades poderão fazer muito mais benfeitorias em prol da população”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

A contrapartida dos municípios contemplados com a usina é utilizar a carreta, cujas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos da rede local.