Circuito Sesc de Artes apresenta a diversidade e o aprendizado

Circuito Sesc de Artes apresenta a diversidade e o aprendizado

Circo, Dança, Literatura, Música, Artes Visuais e Teatro foram as atrações do Circuito Sesc de Artes que aconteceu em Cravinhos no sábado (13/08), e reuniu um grande público, que pode se divertir gratuitamente, no parque ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”.

O evento que acontece em 2022 tem 14 roteiros, 118 cidades, mais de 500 artistas envolvidos e 85 apresentações artísticas, o que irá equivaler a mais de 800 horas de programação. Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

“Esse é o quarto ano que recebemos o Circuito Sesc de Artes, e superou todas as expectativas, inclusive a cada ano temos presenciado um público maior, o que deixa a todos muito contentes, já que a população tem abraçado a ideia do evento”, comenta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Foram realizadas diversas apresentações simultâneas e que atraíram desde crianças até os idosos, que puderam além de assistir também interagir e conhecer de perto os artistas e trabalho.

“O Circuito Sesc de Artes é muito legal, porque tem atração para todos os públicos, e isso possibilita que possamos trazer toda a família para se divertir e aprender”, diz o metalúrgico, Carlos Lucas Nunes.

O evento em Cravinhos proporcionou apresentações do Projeto Despertando Olhares Ateliê de Desenho (Artes Visuais e Tecnologias); Bloom – Caminhos e Encontros (Circo); Brincantes – Efeito Colateral (Dança); Mediar Brincar (Literatura); Orquestra Mundana Refugi (Música); e Rodinha da Ivone (Teatro).

“Realmente esse Circuito Sesc de Artes é sensacional e nos estimula a desenvolver outros projetos pela Secretaria da Cultura”, comenta a diretora de Cultura e Turismo de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

O evento propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões.

“Com simples objetos é possível realizar grandes intervenções culturais e isso foi visto durante o Circuito Sesc de Artes em nossa cidade. Quero agradecer muito o Sesc São Paulo e toda a sua equipe por proporcionar esse evento em todas as cidades. E em especial a equipe do Sesc de Ribeirão Preto, através do diretor regional Mauro Jensen. E claro também as equipes de nossas Secretarias Municipais que auxiliaram de alguma forma para a realização desse evento”, ressalta o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Vale salientar que durante o evento se fizeram presentes diversas autoridades municipais, entre elas: o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno; a primeira-dama, Dulcinéa Bueno; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar Carrascosa; a secretária da Educação, Márcia Fernandes Donato; o secretário de Esportes, Antônio Galatti; o secretário de Meio Ambiente e Política Agrícola, Vanderson Carniel; o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez; e a diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini. Além do vereador Marco Antônio Fortunato.