Setembro Verde tem teatro, stand’up, música e muitas atividades

Mês foi de divulgação de projetos, conquistas e muitas atividades para celebrar a Luta da Pessoa com Deficiência.

O município de Cravinhos realizou de 19 a 24 de setembro a “4ª Semana Municipal em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, em que teve como objetivo proporcionar uma discussão sobre um mundo mais acessível, e que aos poucos vão mudando a ideologia e diminuindo o preconceito.

“Nesse ano, retomamos esse evento que teve de deixar de acontecer, de forma presencial, nos últimos dois anos, mas que é de suma importância para que possamos retratar todos os tipos de deficiência, e ressaltar o trabalho que é feito diariamente por todos”, diz o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez.

Ainda segundo Perez, o evento foi programado para poder conscientizar a todos, desde crianças até adultos, sobre a importância de valorização das pessoas com deficiência.

Durante a semana cada dia uma escola de Ensino Fundamental recebeu a peça teatral “O Principezinho”, que é uma adaptação de um clássico e conta a história de um príncipe que só queria ter amigos iguais a ele, e para ter esses amigos promove uma seleção, e nessa seleção ele aponta o que não acha legal em cada um dos candidatos, até que descobre que uma possível candidata não conseguiu participar da seleção por conta das malucas exigências impostas por ele.

“A partir daí o príncipe começa a entender que é muito legal ter amigos diferentes da gente, o quanto aprendemos com as diferenças e a importância de respeitá-las”, explica o diretor da peça, Leandro Maurício.

A peça foi uma produção da Cia. Representando em parceria com a Arruaça Cult Produções.

 

Evento celebra o dia

Na quarta-feira (21/09), uma noite no Centro de Referência do Idoso “Francisco Ferdinando”, foi preparada com diversas atividades para celebrar a “4ª Semana Municipal em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Entre as atrações estiveram o stand’up com o jornalista, escritor e comediante, Gabriel Pereira; e a apresentação Musical “Querido Israel” (TEA/DV).

“Que dia maravilhoso estar aqui com todos vocês. E quero aproveitar para anunciar que em breve teremos a aquisição de mais dois veículos adaptados para a nossa população, e também iremos cobrir a piscina do Centro de Idoso, para que os alunos da APAE possam frequentar o local, em horários específicos, e praticar suas aulas de natação, assim evitando ter que irem até Ribeirão Preto. E para finalizar quero ressaltar que conquistamos 6 cadeiras de trilhas e uma academia adaptada para pessoas com deficiência, que em breve serão instaladas”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

O evento ainda contou com a entrega das Carteirinhas de Identificação do Autista, e dos Diplomas de Honra ao Mérito aos alunos da APAE de Cravinhos, que representaram a região nas Olimpíadas da Federação das APAEs que aconteceu em Caraguatatuba.

“Quero agradecer cada uma das Secretarias e instituições que estiveram envolvidas na campanha Setembro Verde, somente dessa maneira com a união foi possível realizar o trabalho”, avalia Wagner Perez.

Ao final do evento aconteceu um delicioso coquetel para celebrar a data e comemorar todas as conquistas divulgadas durante os dias de evento.

 

Futsal Chute no Preconceito

No sábado (24/09), das 8h às 12h, acontecerá mais uma edição do Futsal Chute no Preconceito, em que as Secretarias de Esportes e PCD, Câmara Municipal, com empresas e a APAE de Cravinhos e Monte Azul Paulista realizarão um grande torneio, na quadra poliesportiva do Centro de Referência do Idoso.

Para mostrar a inclusão, cada equipe terá que ter ao menos dois atletas das APAEs, assim mostrando que todos podem participar juntos. No final uma grande confraternização entre todos e premiação de participação.