Exposição “As mulheres do Thar” pôde ser visitada

Exposição “As mulheres do Thar” pôde ser visitada

A administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu as portas do Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos para receber a exposição “As mulheres do Thar”, da artista plástica Ana Cunha.

Ana Cunha, apresenta a série “As mulheres do Thar”, através de um longo processo de pesquisa, contato e autorizações para uso das imagens, sobre as mulheres que habitam a região do Deserto do Thar que abrange desde o noroeste da Índia, no estado do Rajastão (85%), avançando até a parte oriental do Paquistão (15%), uma área que, mesmo árida tem alguma vegetação e plantações irrigadas.

“Essa série é o resultado de quatro anos de trabalho de pintura e pesquisa, que também alerta para as dificuldades de se sobreviver com a falta de água”, comenta a artista plástica.

A primeira tela da Série, denominada “Fila Indiana”, nasceu do interesse da artista pela beleza da imagem feita pelo filósofo Shivji Joshi, morador da Cidade Azul. Ao longo de quatro anos dedicados à série, Ana Cunha procura, ao retratar essas mulheres em seu dia a dia, mostrar ao mesmo tempo as dificuldades por que passam e a poesia, a beleza dos gestos, o colorido das roupas, mas sobretudo a força contida em seu viver. Essa é terra de homens e mulheres resistentes e persistentes.

“Mais uma exposição que conseguimos trazer para a nossa Casa Libaneza, e que está aberta para visitação gratuitamente. A Ana Cunha é uma grande artista e tem obras expostas em diversos locais e agora estão para serem apreciadas por nossa população”, comenta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Quem quiser visitar a exposição pode fazer até o dia 30 de setembro, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos, que fica localizado na Rua XV de Novembro, 259 – Centro.

Vale salientar que a Curadoria da exposição “As mulheres do Thar” é da diretora de Cultura e Turismo de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini e do artista plástico, Júlio Tunis.