Plano Diretor de Tecnologia da Informação - Biênio 2020-2021

O Município de Cravinhos/SP, disponibiliza a sua primeira versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, para o Biênio de 2020/2021.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é um documento estratégico que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para o uso da tecnologia da informação em uma organização. Essa ferramenta é fundamental para alinhar as atividades de TI aos objetivos gerais da instituição, garantindo um uso eficiente e eficaz dos recursos tecnológicos disponíveis.

O PDTI é geralmente desenvolvido com base nas necessidades e na visão de futuro da organização, considerando fatores como a missão institucional, as demandas dos usuários, as tendências tecnológicas e as políticas governamentais, quando aplicável.

Ele abrange um horizonte temporal que pode variar de médio a longo prazo, geralmente sendo revisado e atualizado periodicamente para se adequar às mudanças no ambiente organizacional e tecnológico.

Os principais elementos que compõem um Plano Diretor de Tecnologia da Informação incluem:

  • Diagnóstico da Situação Atual: Uma análise detalhada da infraestrutura de TI existente, identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • Visão de Futuro: Uma descrição clara e alinhada aos objetivos estratégicos da organização sobre como a tecnologia da informação pode contribuir para o sucesso da instituição.
  • Objetivos e Metas: Definição de metas específicas e mensuráveis a serem alcançadas, alinhadas à visão de futuro e aos objetivos da organização.
  • Estratégias e Ações: Desenvolvimento de estratégias e ações para atingir os objetivos estabelecidos, incluindo a implementação de novas tecnologias, a melhoria de processos e a capacitação de recursos humanos.
  • Recursos Necessários: Identificação dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos necessários para a implementação do plano, garantindo que haja suporte adequado para as iniciativas propostas. Indicadores de Desempenho: Estabelecimento de indicadores que permitam avaliar o progresso na implementação do plano e garantir a prestação de contas.
  • Gestão e Governança: Definição de responsabilidades, processos de tomada de decisão e estruturas de governança para garantir a efetiva implementação e acompanhamento do PDTI.

Ao desenvolver e implementar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação, as organizações podem melhorar a gestão de seus recursos tecnológicos, impulsionar a inovação, aumentar a eficiência operacional e garantir que a tecnologia da informação esteja alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI 2020/2021