Jovens participam do “Projeto SuperAção” e conseguem desenvolvimento em suas atividades

Jovens participam do “Projeto SuperAção” e conseguem desenvolvimento em suas atividades

O projeto “SuperAção” tem como objetivo fornecer atividades físicas e culturais para pessoas com deficiência em Ribeirão Preto e região. Com as atividades propostas no projeto, existe o estímulo e manutenção das capacidades funcionais dos participantes. Para privilegiar, também, a parte cognitiva do público atendido, o projeto oferece aulas de Futebol de 5 Goalball, Basquete sobre Rodas, Badmington, Futebol 7 e Natação.

O município de Cravinhos, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, é parceiro do projeto desde 2019, assim oferecendo toda a estrutura e atividades, semanalmente, para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida que estejam inscritas no projeto.

“Em 2019, os coordenadores do Projeto SupeAção esteve em contato comigo e fechamos uma grande parceria para oferecer as atividades a todas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queriam participar. E o mais importante tudo de forma gratuita, inclusive todo o material esportivo necessário”, revela o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Cravinhos, Wagner Jandozo Perez.

Os cravinhenses tem sido atendidos na modalidade de natação, e conseguido bom desempenho pessoal, inclusive com a evolução da parte física e de saúde. O acompanhamento de perto tem sido feito pelo funcionário público, Alexandre de Castro, e o secretário Wagner Perez.

“Foi um ano maravilhoso para o Pedro, ele melhorou a postura, perdeu o medo de piscina grande, ajudou muito no equilíbrio. Sem contar que fez novos amigos. Não foi só pra ele que fez bem, foi bom para nós mães que o tempo que ficamos esperando fizemos amizades, desabafos e rimos muito. Gratidão João, Giovani e a Rebeca que passou um tempo conosco. Deus os abençoe e nos cruzamos por aí”, diz emocionada, Jane, mãe do aluno Pedro.

E nesse mês uma grande festa foi realizada, no Ginásio da Cava do Bosque, para o encerramento das atividades e formatura dos alunos que estiveram no último ano no projeto. Agora novos alunos deverão ser inscritos e poderão também participar, de forma gratuita, do projeto “SuperAção”, que tem mudado a vida de muitas pessoas.

“Sentiremos saudades, descobri à grande coragem de mergulhar sem ficar sufocado. Por isso digo que para o João foi um grande avanço em todos os sentidos. Meus parabéns a todos os professores e obrigada por tudo”, afirma a mãe de João Vitor, Rosana.

Todas as atividades são oferecidas para pessoas a partir dos 14 anos, a parceria com a administração municipal de Cravinhos possibilita com que o transporte nos dias de treinos e jogos possa ser realizada de forma gratuita.