08-09-2022 01:54:25

Encontro de Companhias de Reis marca a cultura, fé e devoção de um povo

Encontro de Companhias de Reis marca a cultura, fé e devoção de um povo

A tradição da Folia de Reis encanta pessoas por todo o Brasil, mas sem dúvida alguma, a concentração de devotos dos três Reis Magos é predominante no interior paulista e mineiro. E depois de dois anos com diversas restrições, devido a Pandemia Mundial de Covid-19, e a não realização do tradicional Encontro de Folia de Reis, o município de Cravinhos o realizou no domingo (17/07), e contou com a participação de 12 companhias vindas de todo o Estado de São Paulo e Minas Gerais.

“É um prazer poder proporcionar a continuidade desse tradicional evento em nossa cidade. Durante dois anos tivemos que fazer esse encontro de forma on-line, e não é a mesma coisa, mas para a tradição não morrer assim o fizemos. Agora de forma presencial realizamos esse encontro de Companhias de Reis com o objetivo de resgatarmos a parte religiosa, folclórica, a união dos povos, além de proporcionar incentivo à cultura”, avalia o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

O evento que em 2022 chegou a sua 22ª edição contou com a participação de Companhias de Santos Reis das cidades de Cravinhos, São Simão, Cajuru, Santo Antônio da Alegria, São Carlos, Serrana, Brodowski, Matão, Pradópolis, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul e Matão.

“Agradecer o apoio do prefeito Itamar Bueno, do vice-prefeito Márcio Barroso e toda equipe da Comunidade da Igreja Santa Luzia que não mediram esforços com o pessoal da Cultura e Turismo de nossa cidade para a realização desse grandioso evento, que foi retomado de forma presencial depois de dois anos”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

O Encontro de Companhia de Reis acontece atualmente em mais de 170 municípios, sendo que a concentração é maior nos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

“Quando esse evento se iniciou havia somente a participação de algumas cidades, mas ele foi se tornando a cada ano mais procurado. Temos também tentado conversar com todos os municípios para que cada um já deixe uma data reservada para o evento, assim não acontecendo ter o Encontro de Companhia de Reis em dois municípios no mesmo dia. Nós continuaremos a manter a tradição e realizar sempre no terceiro domingo de Julho”, diz a diretora de Cultura e Turismo de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

Durante a abertura do evento diversas autoridades municipais se fizeram presentes, entre elas o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dulcinéa Bueno; o vice-prefeito, Márcio Barroso; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; o secretário de Meio Ambiente, Vanderson Carniel; a secretária de Educação, Márcia Donato; o secretário de Cultura de São Simão, Eduardo Pretel; a diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; o presidente do MDB, Francisco Vessi; e os vereadores Tiago Carrascosa, Juninho Vessi e Minduim. Além dos coordenadores da Comunidade dos Três Reis Santos, Luverci e Vilma Ribeiro; e o coordenador da Companhia de Reis de Cravinhos, Tadeu Alves.

Vale salientar que durante o intervalo do almoço, todos que se fizeram presentes ao evento puderam participar de um grandioso show com o cantor “Cellani – Sertanejo”, que mostrou o melhor das modas do sertanejo.

 

Feira de Artesanato e Alimentação

Durante o evento integrantes da Feira de Artesanato de Cravinhos se fizeram presentes e puderam expor seus trabalhos nos mais diversos segmentos. Também houve a participação do setor de gastronomia e bebida, que montaram a praça de alimentação oferecendo variadas comidas.

 

Almoço e Missa Campal

Como tradicionalmente faz, a administração municipal, através das Secretarias de Cultura e Educação, ofereceu um grandioso almoço a todos que se fizeram presentes ao evento.

“É uma recepção muito calorosa que recebemos em Cravinhos. Acredito que tudo é feito com muito carinho e isso deixa a festa mais bonita a cada ano”, avalia um dos festeiros que esteve em Cravinhos.

A Missa Campal contou com a participação de diversos fiéis e foi presidida pelo pároco José Humberto Motta (Padre Beto), da Paróquia de Santa Luzia.