Cravinhos inicia a realização do Censo Demográfico 2022

Cravinhos inicia a realização do Censo Demográfico 2022

A população brasileira começou a ser recontada na segunda-feira (01/08), uma vez que foi dada a largada para o Censo Demográfico 2022, que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio das Prefeituras Municipais. Em Cravinhos a base dos recenseadores e agentes está sendo na escola profissionalizante “Maria Moreira Moraes”, sendo que serão 15 recenseadores e mais cinco Agentes Censitário Municipal (ACM) ou Agente Censitário Supervisor (ACS).

“Sabemos que a nossa cidade está crescendo a cada dia, tanto que tivemos nos últimos anos o lançamento de diversos loteamentos, por isso quero pedir para que a nossa população receba esses recenseadores e participe da pesquisa, porque somente assim poderemos saber o número exato de habitantes em nosso município”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

O Censo 2022 deve se estender até o início do mês de novembro, lembrando que os recenseadores estarão identificados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e dispositivo móvel de coleta (DMC). No caso de dúvida, os moradores podem ligar e conferir se aquela pessoa realmente é recenseador pelo 0800 721 8181.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando suas principais caraterísticas socioeconômicas, incluindo idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios.

“Somente com o número exato de habitantes em nossa cidade poderemos reivindicar para que Cravinhos seja enquadrada em uma nova faixa no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), assim aumentando a verba que é enviada para a cidade, e com certeza os benefícios em todas as áreas para nossa população”, afirma Itamar Bueno.

Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano.