Cravinhos realiza a abertura da 4ª Festa das Nações

Cravinhos realiza a abertura da 4ª Festa das Nações

O município de Cravinhos sempre foi muito ligado a diversos imigrantes, sejam eles italianos, japoneses, libaneses, portugueses, espanhóis e tantos outros que por aqui chegaram e foram bem recebidos, assim ficando e constituindo suas famílias. São também essas pessoas que ajudaram no crescimento e fortalecimento da cidade. Entretanto muitos não conhecem o costume, crença e cultura desses povos que hoje são um “braço forte” do município.

Foi pensando nisso, que a administração municipal, através da Secretaria da Cultura e Turismo, decidiu por promover a Festa das Nações, que nesse ano de 2022 chega a sua 4ª edição, após dois anos sem acontecer devido a Pandemia Mundial de Covid-19. O evento quer demonstrar um pouco das tradições desses povos que estão não só em Cravinhos, mas em toda região.

E na quinta-feira (18/08) aconteceu a abertura da tradicional festa, que seguirá até o dia 21 do mesmo mês. Além da presença das autoridades municipais e regionais, o evento contou com a coreografia de abertura, a qual envolveu quase 40 pessoas.

“A Festa das Nações superou as nossas expectativas nos anos anteriores, e nesse ano em apenas um dia de festa já vimos que será um grande sucesso. E o mais importante que toda a verba arrecadada é revertida para as entidades filantrópicas de nossa cidade”, comenta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

Após toda a abertura aconteceu a apresentação do Projeto Allegro de Dança, com crianças e adolescentes da cidade de Cravinhos, que dançaram a tradicional “Tarantella”, para representar a Itália. E para representar o Líbano se apresentou a escola de dança La Luna.

“Quero parabenizar a todos os nossos funcionários municipais que não mediram esforços para a realização desse maravilhoso evento, e também as entidades que poderão ter toda a verba revertida aos seus projetos e necessidades. E até no domingo (21/08) muita dança, show e comida típica acontecem em nossa Praça Central”, avalia o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

As entidades participantes nesse ano são: APAE (culinária do Japão); Santa Casa (culinária da Itália); Casa da Criança (culinária dos EUA); Casa Mãe (culinária da Suíça); Associação das Irmãs Franciscanas (Líbano); ONG SARA (culinária do Brasil – Sul); Rotary Club (culinária do Brasil – Nordeste); Lar São Vicente de Paulo (Alemanha); e a Associação Ambientalista “Toda Vida” (sobremesas do mundo).

E o show que marcou o encerramento da primeira noite da Festa das Nações foi com a dupla Bruno e Murillo, que mostraram o melhor do sertanejo, mas não deixaram de apresentar o seu variado repertório.

 

Festa continua no final de semana

Além de diversas danças típicas que acontecerão todos os dias, o evento contará com grandes shows, no sábado (20/08), show com a Banda Hora H. Já no domingo (21/08), teremos o tradicional almoço da Festa das Nações, que será realizado a partir das 12h, e além das comidas típicas, haverá danças e muitos shows, entre eles Grupo Sarayewo (12h), Sambalá (13h30), Banda Cargas D’Água (15h) e Osso Duro de Roer (16h30), com encerramento do evento às 18h.

A programação completa da 4ª edição da Festa das Nações de Cravinhos está disponível em www.facebook.com/festadasnacoesdecravinhos/