Cravinhos participa de abertura de exposição da região metropolitana de Ribeirão Preto

Cravinhos participa de abertura de exposição da região metropolitana de Ribeirão Preto

O RibeirãoShopping recebe desde sábado (25/06), uma exposição que conta a história de 34 municípios compreendidos pela área metropolitana de Ribeirão Preto. Com entrada gratuita e localizada na Praça de Eventos A do empreendimento, a mostra, que está dividida em eixos, aborda a história, as tradições, o modo de vida e as curiosidades, com destaque para as belezas desses lugares e a produção econômica.

O trabalho, fruto da pesquisa sobre o comportamento cultural da região, desenvolvido pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), tem a coordenação da jornalista Adriana Silva, para a produção audiovisual, que foi organizado em episódios e exibido, em parceria com o SBT, de setembro de 2021 a maio de 2022.

Além disso, os pesquisadores do Instituto realizaram o lançamento do livro “Ligados pela História” e a realização do terceiro seminário de Identidades Culturais, que aconteceram no mesmo dia.

O município de Cravinhos esteve representado durante a abertura do evento pela primeira-dama, Dulcinéa Bueno; a secretária de Educação, Márcia Fernandes Donato; a secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; e a coordenadora do Projeto Allegro de Dança, Érika Lima. Na ocasião elas puderam conhecer a exposição, conversar com a idealizadora e escritora do livro, e ainda conhecer um pouco mais sobre todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Seguindo um mesmo referencial, os três produtos se complementam. Os documentários serviram de base e guiam os profissionais na elaboração do livro que apresenta 34 artigos, em uma linguagem narrativa com muitas ilustrações. A exposição tem o objetivo de chamar a atenção para temas que não estão na pauta do dia-a-dia.

“Se conseguirmos compartilhar todo o aprendizado adquirido ao longo dos nove meses de gravação nas cidades, com certeza teremos um olhar diferenciado para essa região”, diz Adriana Silva.

A exposição está aberta para visitação de todos que desejarem até o dia 25 de julho. No local também existem alguns desafios, que se forem cumpridos pelos visitantes pode proporcionar ganhar o livro “Ligados pela História”.

A visitação ocorre, de forma gratuita, de 2ª a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 14h às 20h.